sexta-feira, 3 de julho de 2009

Nomes sem Rostos


Odeio memorizar nomes sem rostos. Quando conheço alguém, 'decoro' primeiro suas feições e seus gestos. O nome vem um tempo depois, como um complemento... Às vezes, até que a graça combina com a essência daquele ser humano, às vezes não. O problema é quando tenho que conhecer um nome primeiro, para só depois ver o rosto e os trejeitos do dono ganharem forma, nitidez. Nisso eu não sou boa. Me atrapalho toda.

É por isso que nunca gostei de livros com muitas personagens. Daquele tipo que você tem que ir tomando nota dos nomes num papelzinho à parte para que lembre, lá pelo clímax da trama, daquela criatura apresentada na introdução. Muito chato, né não? O problema é que isso acabou me privando de apreciar livros que dizem ser muito bons, como Cem Anos de Solidão... (pois é, confesso, não passei das primeiras páginas... chunf).

O mesmo acontece com minhas leituras sobre Mitologia. Apesar do interesse genuíno pelas estórias nelson-rodriguianas dos deuses mais ‘humanos’ que a cultura ocidental já pôde criar, eu sempre me perco pelos nomes e graus de parentesco entre as personagens e fica difícil lembrar depois quem fez o quê. Sucks. :/

Para os desmemoriados e amantes de boas estórias, como eu, este blog vai servir de ‘papelzinho à parte’, e nos acompanhar por um passeio light pela mitologia grega, que começa já, já, na próxima postagem. :)

Beijos!

PS: A imagem é a pintura 'Mulher Chorando'
(1937), de Picasso.

3 comentários:

  1. Mais um desmemoriado se apresentando!
    :)

    sou meio assim também, ótimo com fisionomias e ruim com nomes. Minha memória e raciocínio são muito visuais.

    Mitologia! virei ver.

    Bjo.

    ResponderExcluir
  2. Também não sou bom de memória (e não só com nomes), mas desencano. Uma pessoa me deu de presente de aniversário "Cem Anos de Solidão" e eu gostei muito. Lembro que toda vez tinha que parar para pensar, "quem é mesmo esse aqui?", mas foi tranquilo. Mitologia é mesmo um problema, mas sabe, uma vez peguei na biblioteca um livro que ia contando a história de cada Deus em ordem alfabética, e depois disso eu consegui lembrar de muitos deles!! É um excelente livro de introdução à mitologia, muito bom para servir de referência!

    Márcio

    ResponderExcluir
  3. Opa! Venha sim, Álvaro! Seja bem vindo ao mundo de Sumários... rsrs.
    beijo!

    Ei, peraí, Marcinho! Fui EU que te dei Cem Anos de Solidão! ahaahahaha! Nem lembrava disso. Que bom que gostou. :) Agora, só faltou dizer o nome desse livro aí que você comentou de introdução à mitologia... Esqueceu, foi? :P
    beijo!

    ResponderExcluir