sábado, 4 de julho de 2009

Três Divinas Gerações


No começo de tudo só havia o Caos, uma espécie de matéria indefinível e eterna, detentora dos princípios fundadores de todos os seres. Dando sentido ao Caos, surgiu Gaia, a mãe universal de todos os seres, também chamada de Terra. O Caos gerou Nix (a Noite), a mãe dos deuses, e Érebo (a escuridão, o criador das Trevas).

Nix e seu irmão Érebo se amaram e, do casamento, nasceram Éter (luz celeste, sem os corpos luminosos) e Hemera (a luz do dia).

Sozinha, Nix ainda deu à luz: o Destino (deus cego da inflexibilidade, que se fez senhor dos homens e das coisas do mundo), Tânatos (a Morte), Hipno (o Sono), a Legião dos Sonhos, Momo (o Sarcasmo), a Miséria, as Hespérides (três irmãs - Egle, Erítia e Hespera - que personificam o dia), as Moiras (três irmãs - Cloto, Láquese e Átropos - que determinavam o destino tanto dos deuses quanto dos seres humanos), Nêmesis (deusa da ética), a Fraude, a Concupiscência (o apetite sexual), a Velhice e Éris (a Discórdia).

Por sua vez, Gaia gerou de si mesma Urano (o Céu Constelado), os Montes e o Mar. Gaia teve muitos nomes: Telus, Cibele, Titéia e Vesta. Como Vesta, casou com seu filho Urano, que se tornou o primeiro rei dos deuses. Deste casamento, nasceram os Titãs e as Titânides, os Ciclopes (gigantes de um olho só) e os Hecatonquiros (que tinham cem braços e cinquenta cabeças).

Os Titãs e as Titânides eram muitos, incluindo Titã (o primogênito) e Cronos (Saturno, o deus do Tempo). Como Cronos desejava ser o primogênito, propôs a seu irmão uma troca de posições. Titã aceitou, mas impôs a condição de que seus descendentes é que seriam os herdeiros do trono. Antes que pensem que ele foi bonzinho em ceder seu lugar ao irmão, saibam que Titã só aceitou a troca porque os oráculos o haviam dito que ele seria destronado por um de seus filhos de qualquer jeito. Cronos aceitou a condição imposta pelo irmão, prometendo eliminar seus próprios filhos. Para proteger-se do assédio do filho e marido, Urano, Gaia armou Cronos com uma foice bem afiada, que ele usou para castrar e destronar o pai, tornando-se rei dos deuses.

Cronos casou com sua irmã Réia. A cada filho ou filha nascido do casamento, o rei os devorava para cumprir o trato com o irmão mais velho, Titã. Mas, quando Réia estava prestes a dar à luz Zeus, decidiu que este filho Cronos não engoliria. Decidiu descer do Olimpo, a morada dos deuses, e foi para uma gruta na ilha de Creta. Depois de nascido, Réia deixou Zeus sob os cuidados de uma de suas ninfas e, para enganar Urano, deu-lhe uma pedra envolta por uma manta, no lugar do bebê. Urano só descobriria que Zeus estava vivo anos mais tarde, quando este destronaria o pai, faria justiça, fazendo-o vomitar seus irmãos engolidos, e começaria seu reinado como o deus supremo, pai de todos os deuses do Olimpo.


Estas são, portanto, as três divinas gerações: 1) a Geração de Urano, marcada pela violência; 2) a Geração de Cronos, o organizador do tempo; e 3) a Geração de Zeus, o legislador.

-----------------------------

Ah! Para quem não sabe, a mitologia grega foi apropriada pelos romanos (e foi assim que chegou até nós). É por isso que muitos deuses têm mais de um nome. Aqui, estou usando os nomes de origem grega e, sempre que possível, o correlato romano, entre parênteses. :)

A figura da imagem é Nix, a personificação da Noite.

Beijos!

6 comentários:

  1. Adoro mitologia grega! Não sabia que você estava mudando tanto os assuntos. Prometo amiga que de agora em diante eu bato ponto. Até porque, você está que nem Kk, só que numa versão mais light de amiga virtual. Risos.
    Tô com saudades dos nossos mega bate-papos no almoço!
    Beijoooooooooooosssssss!

    p.s. - Amanhã vou estar lá mais cedo, vê se me liga para a gente assistir aquilo! Ahhhh mega ou magnum? Risos.

    ResponderExcluir
  2. Ô, Musa, brigada pelas boas vibrações! Foi punk, mas já estou melhor agora. =D

    Agora só o trabalho me desgastando mesmo... eheheh. Espero postar alguma coisa esse fim de semana. Volte! Acho que você é minha única leitora! ahahahaha :P

    beijos!

    ResponderExcluir
  3. Quer fazer o favor de tirar as teias de aranha daqui? risos.

    ResponderExcluir
  4. Já tirei as teias de lá. E estou te esperando no Twitter! :)

    ResponderExcluir
  5. Ói! eu não comento toda vez que venho, porque às vezes não dá tempo, às vezes fico digerindo pra comentar depois, às vezes esqueço mesmo [:D]. mas sou assídua, tá?

    amo mitologia grega também. as histórias são tão melhores do que a ciência explica, que nem sei porque existe gente tentando explicar de outro jeito ainda...

    XXXOOO

    ResponderExcluir